InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Fluxo de caixa: o seu amigo de todas as horas

O
caminho da independência financeira muitas vezes passa pelo empreendedorismo, esta nobre alternativa de que dispomos para melhorar de vida, ganhar dinheiro e criar empregos, mas que também traz consigo uma série quase infindável de desafios a serem superados, e este é o grande valor do empreendedorismo. Para superar estes desafios é preciso planejamento, conhecimento e o uso correto das ferramentas disponíveis.

Uma destas ferramentas é o fluxo de caixa, e para se ter uma ideia de sua importância, basta ter em mente que a esmagadora maioria das empresas brasileiras fecha as portas em até 2 anos de funcionamento. Os dois principais motivos são: misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais e o descontrole no fluxo de caixa. Então, estamos falando hoje de algo muito importante se você quer prosperar empreendendo.

Exemplo de um fluxo de caixa
Crédito: blog Controle Financeiro para Empresas
O fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro (uma planilha), que em linhas gerais, nos indica exatamente como entra e sai o dinheiro de sua empresa, e se há descompassos entre as entradas e saídas que deixem a empresa em apuros, como por exemplo, atrasos para pagamentos de contas de água e luz ou dos salários dos empregados ao mesmo tempo em que se tem dinheiro a receber. Estes atrasos provocam pagamentos desnecessários de juros e tarifas, e mais: se forem os salários a atrasar, certamente vão impactar no desempenho da sua equipe, e se você atrasa os pagamentos aos fornecedores, perde crédito com eles, chegando até mesmo a ter que pagar preços maiores do que os outros clientes, no caso, seus concorrentes.

De posse destas informações, você poderá, por exemplo, definir qual será a sua política de vendas a prazo, ajustando-a de acordo com os prazos que seu fornecedor concede para você pagar, ou ainda, sua política de preços e até mesmo de marketing, pois terá mais subsídios para estabelecer seus preços, até mesmo se preparando para fazer promoções nas datas mais adequadas.

Na sua vida pessoal, também é importante observar o aspecto do fluxo de caixa, para que você possa administrar as saídas do dinheiro em consonância com as entradas, ajustando a data do mês em que suas contas vencem, quando for possível. Isto vai te ajudar a não usar o cheque especial, ou se acontecer algum imprevisto e vier  a usá-lo, que seja um valor mínimo, por pouco tempo, resultando em valores pequenos de juros a pagar.

Desta forma, podemos dizer que o fluxo de caixa, mais que um instrumento financeiro, é um importante auxílio para que você administre bem seu orçamento empresarial e o doméstico também. Ele é um amigo para todas as horas, então, aproveite que leu este texto para pesquisar e conhecer mais a respeito.