InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Invista em sua carreira!

H
á um importante fenômeno em curso, provocado pela adoção de inovações tecnológicas e pela modernização dos processos de trabalho, que é o surgimento de novas profissões e a modificação ou extinção de outras profissões. Assim foi com a popularização do computador, que substituiu a máquina de escrever, e com a internet, que está substituindo a imprensa escrita.

Por exemplo: há 20 anos, poucos imaginariam ocupar a função de webdesigner, blogueiro, ou desenvolvedor de aplicativos. Estas profissões simplesmente não existiam porque não havia internet em alta escala, nem os seus desdobramentos. Deste mesmo jeito, nas próximas décadas surgirão novos setores na economia, novas demandas, e consequentemente, novas profissões, que nem sequer são imaginadas atualmente, mas que poderão pagar bons salários, especialmente enquanto houver pouca oferta de profissionais aptos a ocupá-las.

Investindo em sua carreira

E porque um blog de educação financeira está abordando este tema? Porque tanto para manter sua empregabilidade, quanto para empreender, e por consequência ganhar dinheiro para alcançar a sua independência financeira, é importante que você faça uma reavaliação das suas competências e elabore um planejamento de carreira, definindo o que deseja alcançar, quando e como. Assim, você vai poder adotar outra medida importante: investir em cursos e outras experiências que te ajudarão a alcançar o que deseja.

Portanto, invista na sua formação, porque assim você estará investindo na sua carreira (atual ou nova), mantendo-se em plenas condições de acompanhar as transformações, aproveitando as oportunidades que inevitavelmente surgirão e recuperando este investimento com bom retorno. Além disto, você minimizará eventuais prejuízos, decorrentes de uma eventual reformulação ou fim da sua profissão. E este fluxo estará sempre se repetindo, ou seja, como se diz popularmente, "camarão que dorme, a onda leva".

Enfim, o que quero dizer é que investir não é somente aplicar dinheiro no mercado financeiro e ganhar juros ou dividendos. O conceito de investir é muito mais amplo e significa direcionar recursos para adquirir bens e serviços para ganhar dinheiro em maior volume do que foi investido. A sua educação e a sua formação profissional com certeza se enquadram nesta definição.