InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O poder das small caps


O
mercado de ações segue há pelo menos cinco anos em trajetória errante, de muitas oscilações, na sua maioria para baixo, ou seja, uma montanha-russa com muito mais momentos de susto (descidas bruscas) do que momentos de respirar aliviado (subidas). Estamos, portanto, mais uma vez falando de uma forma de investimento de risco, que vive momentos de alta complexidade, onde o risco de perda está elevado.

Basicamente, o mercado divide-se em dois tipos de ações, a saber:

- Blue chips: são as chamadas ações de primeira linha, das maiores companhias com ações negociadas em bolsa, e estas ações tem maiores níveis de liquidez, de forma que encontram compradores com mais facilidade quando são postas à venda. O nome blue chips vem das fichas azuis dos cassinos, normalmente as de maior valor.

- Small caps: também chamadas de ações de segunda linha, normalmente são ações de empresas com menor porte, e menor liquidez. Entretanto, não devem ser desprezadas ou tomadas como empresas menos confiáveis, muito pelo contrário. Algumas destas empresas serão as blue chips do futuro e sua gestão é referenciada como sendo de boa qualidade.

Há algum tempo, as small caps vem sendo consideradas como uma perspectiva de investimento favorável no longo prazo (que é o horizonte de tempo que deve nortear os investimentos em renda variável), por conta de que muitos investidores terminam migrando destas ações para as blue chips, que sendo mais negociadas, tem maior liquidez e teoricamente não sofreriam quedas bruscas (mas estão sofrendo).

Como todo o mercado vem passando por um período de baixas, e portanto, de resgates dos recursos aplicados, as small caps estariam sendo negociadas abaixo do chamado preço justo ou do seu real valor em uma proporção ainda maior do que as blue chips, consistindo assim em oportunidades ainda mais acentuadas de valorização a médio e longo prazos.

Investir nas small caps é investir no futuro, tanto que a Bovespa disponibiliza o índice SMLL, que reúne exatamente este tipo de ação e contribui para que o investidor possa conhecer e aplicar com maior segurança. É neste potencial de ganhos que reside principalmente o poder das small caps e o seu principal motivo para que sejam seriamente consideradas como possibilidade de investimento.

Vale a pena considerar esta forma de investimento!