InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

domingo, 9 de dezembro de 2012

Os oito atributos da mulher rica - 7


C
ontinuando com a série de artigos sobre os atributos da mulher rica, hoje falaremos sobre a Limpeza (Organização).
Creio de que ninguém duvida que uma casa limpa e em ordem causa uma boa impressão aos visitantes. E que, numa entrevista para emprego, ninguém vai vestido com trapos ou usando uma meia de uma cor e outra de outra cor completamente diferente. É bem verdade que existem os ricos excêntricos que, num misto de genialidade e loucura, são milionários e ao mesmo tempo grandes bagunceiros. Um exemplo conhecido da área de tecnologia é a consultora e investidora Esther Dyson. Em uma entrevista que li há alguns anos, o repórter descreveu o escritório dela como se tivesse sido atingido por um furacão. Mas esta é uma das poucas exceções existentes.
Naturalmente, se deseja ter controle de sua vida pessoal e financeira, precisa ter controle do seu ambiente, seja ele sua casa e/ou seu escritório, seu guarda-roupa e/ou sua bolsa, seu smartphone e/ou sua agenda. Saber onde está cada coisa, cada documento, cada extrato bancário, permite que se tenha acesso rápido a informações importantes.
Da mesma maneira, o descarte consciente de documentos, objetos e/ou informações não mais necessários é de fundamental importância. Suze Orman sugere a doação de roupas que não são usadas a, pelo menos, um ano. Pilhas descartadas devem ser recolhidas em caixas de coleta específicas para isso - encontradas em supermercados, farmácias e até em alguns bancos. Equipamentos tecnológicos que não estão sendo mais usados devem ser doados a empresas, ONGs e/ou cooperativas que realizam reciclagem desse tipo de material. Um exemplo é a Metareciclagem.
Livrar-se de pre-conceitos e outros tipos de entulhos mentais também é importante. Lembre-se de usar da sabedoria e dos demais atributos para atingir a plenitude de seus pensamentos e ações e utilizá-los de forma adequada para gerar autoconfiança, autoestima e motivação para realizar-se pessoal e profissionalmente. Aceitar-se com suas forças e fraquezas, mas ressaltando as forças e ignorando as fraquezas, é o caminho para chegar a grandes realizações. Como reza conhecido adágio: "Sem saber que era impossível, foi lá e fez".
Suze Orman fala no atributo sobre a Coragem que é necessário também se livrar de relacionamentos que não agregam nada. Embora possamos sempre aprender muito no convívio com outras pessoas, mesmo aquelas que aparentemente nos prejudicam, isso não significa que devemos ficar indefinidamente em um relacionamento conflituoso, numa perspectiva de que, algum dia, tudo irá melhorar. Todo ser humano é livre para direcionar sua vida para o caminho que julgar mais adequado. Não existe obrigação de sustentar um relacionamento insustentável. Se o aprendizado necessário não foi realizado com essa pessoa, surgirão outras pessoas, em outras circunstâncias, que completarão o processo, até que a pessoa aprenda com as dificuldades.
Enfim, é preciso deixar o caminho desempedido para que você possa caminhar decididamente rumo aos seus objetivos. Todo e qualquer obstáculo, seja ele físico, mental ou espiritual, deve ser cuidadosa e meticulosamente avaliado, removido e descartado adequadamente, conforme a sua natureza, agradecendo sempre pela utilidade proporcionada e esperando que, dependendo do que seja, possa ser igualmente útil para outras pessoas e/ou circunstâncias. Como diz a publicidade de um site de vendas pela Internet, "desapegue"!
Não pense que lixo não passa de mero entulho, um estorvo na vida das pessoas. Quando devidamente tratado, pode ser uma fonte de riqueza. Mesmo a poeira e excrementos, que numa casa são imundícies, quando misturados à terra tornam-se adubo que pode aumentar a produtividade de uma cultura agrícola. O dióxido de carbono expelido pelo escape dos automóveis e das chaminés das fábricas, quando devidamente pressurizado, pode transformar-se em diamante sintético.
Portanto, ao utilizarmos as coisas até o esgotamento de sua vida útil ou de sua necessidade e descartarmos corretamente, dando um destino adequado e proporcionando, quando possível, seu reuso, para benefício da coletividade, estamos contribuindo não só para "limparmos" a nossa vida como também todo o planeta, bem como gerando riqueza através do atributo da Limpeza.
Desejo muito sucesso a todos!