InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Os oito atributos da mulher rica - 6


A
pós um hiato relativamente longo, retomamos a série de artigos sobre os atributos da mulher rica, agora abordando sobre a Sabedoria.
Segundo a autora Suze Orman, "sabedoria é o conhecimento e a experiência necessários para decidir e avaliar sensatamente, ou o bom senso demonstrado pelas decisões e avaliações resultantes de um conhecimento acumulado, adquirido através da experiência". Observe que, nesta descrição, conhecimento e ação (experiência) caminham juntos, portanto a mulher sábia assim o é por sua vivência nas diversas situações do dia a dia. Não está ligada, portanto, aos diplomas e certificações adquiridos em educação formal ou outras formas passivas de obtenção de conhecimentos.
Ainda segundo a autora, a sabedoria é atingida quando todos os atributos anteriores são alcançados e vivenciados. Portanto, a mulher sábia é harmônica, equilibrada, corajosa, generosa e feliz. À primeira vista, parece ser um atributo inalcançável, entretanto, assim como os demais atributos, ele pode ser desenvolvido gradualmente através de disciplina e persistência.
Nos Provérbios de Salomão consta que "Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos" (Provérbios, 14.1) e existe um adágio antigo que diz "para levantar um acampamento, vários homens são necessários; para construir um lar, é preciso uma mulher". Por outro lado, conhecida é a piada que explica o motivo dos furacões terem nome de mulher: "quando se aproximam, são quentes e úmidas; e quando vão embora, levam tudo o que você tem". Esta frases, apesar do tom jocoso, mostram a dimensão do poder das mulheres no que se refere a família, relacionamentos e sociedade, sendo capazes de edificá-los ou destruí-los.
Também dentro desse aspecto está a frase "Homem solteiro não forma patrimônio". Ou seja, grande é a influência da mulher - e por extensão, dos filhos - na mudança do comportamento econômico-financeiro do homem. Assim, a mulher possui um papel importantíssimo na educação financeira da família, seja qual for a sua posição - filha, esposa, mãe, tia, sobrinha, afilhada - seja como educadora, seja como motivadora. E esta capacidade só poderá ser alcançada à medida que a mulher buscar vivenciar, no seu dia a dia, os conteúdos da Educação Financeira e auxiliar os demais membros da família a alcançarem essa vivência.
Esta semana, minha esposa contou-me sobre uma conversa que teve com uma amiga sobre o seu aniversário de 30 anos - ela está hoje com 28 anos. Ela pensou em fazer uma festa, mas a amiga sugeriu que, com o dinheiro que seria gasto numa festa que pouco usufruiria, fosse feita uma viagem ao exterior com a família - no caso, eu e nossa filha. Ela adorou a ideia e já começou a pensar na forma de juntar o dinheiro necessário para a desejada viagem, além de pesquisar os pacotes turísticos promocionais, valores e condições. Ela já teve oportunidade de viajar para fora do país - foi a Portugal há seis anos atrás - e agora pretende ir à Inglaterra.
Este é um exemplo que parece banal, mas que boa parte das pessoas sequer consideram algo do tipo no momento de perseguir um objetivo: tudo parte do planejamento prévio. Definir o objetivo, estabelecer metas periódicas, persistir no método, acompanhar resultados - a maioria das pessoas acha esse tipo de procedimento coisa de gente metódica, algo chato, enfadonho, mas é justo o que diferencia o realizador do fracassado. E, como se pode ver, não se trata de um bicho de sete cabeças. É, sim, algo bastante trivial e que pode ser adotado sem sustos. Como veremos no próximo artigo, organização (limpeza) é mais um dos atributos da mulher rica, e ele se manifesta justamente ao empregarmos a sabedoria no lidar com o que nos acontece no dia a dia.
Quando se utiliza a sabedoria para colocar as finanças em ordem, buscar novos meios de obter rendimentos, incentivar e ajudar os demais a alcançarem seus objetivos financeiros e compartilhar boas práticas de economia e sustentabilidade, está fazendo bom uso desse atributo e colaborando para a construção de um mundo melhor.
Desejo-lhes muita sabedoria e sucesso!