InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sábado, 24 de novembro de 2012

Imposto de renda: um obstáculo aos seus objetivos


T
odos que praticam a Educação Financeira em suas vidas, e já alcançaram um estágio em que seu orçamento está devidamente estruturado, tem um destino claro para aquele dinheirinho suado que sobra mês a mês: ou investem para comprar algum bem mais caro, realizar uma viagem, planejar a sua aposentadoria, ou investem em seu próprio negócio, aportando mais recursos e dando mais condições para que o empreendimento cresça.

Entretanto, em qualquer aplicação que seja feita, há uma forte tendência de que um certo "sócio" nosso garanta a sua parte sobre aquele dinheiro que economizamos: trata-se do governo, aquele mesmo que promete nos assegurar educação, saúde e segurança públicas de qualidade, mas que fica só na promessa e nos deixa em uma situação em que precisamos pagar escola particular, plano de saúde e morar em condomínios cheios de grades para poder sobreviver com um pouco mais de tranquilidade.

Pois bem, este "sócio" vai se apoderar de uma parte do que você economizar e aplicar. Esta situação requer então que as nossas decisões de investimentos contemplem também as questões tributárias, já que elas vão diminuir o seu ganho e aumentar os prazos para que seus objetivos sejam alcançados. Vamos ver agora formas de (legalmente) pagar menos impostos sobre o que investimos.

Um bom exemplo de investimento isento de imposto de renda são os fundos imobiliários, que normalmente exigem um aporte bastante vultoso, mas que podem ser adquiridos em cotas, por valores mais próximos da realidade da maioria das pessoas nos chamados "supermercados de ativos". Outra opção de investimento que também é isenta do imposto de renda para pessoas físicas é investir diretamente em ações, desde que o volume de suas vendas dentro de um mesmo mês não ultrapasse R$ 20 mil.

Então, as opções estão disponíveis no mercado, agora cabe a você pesquisar e encontrar aqueles investimentos que atendem ao seu perfil de propensão ao risco, com baixo ou nenhum imposto de renda, aumentar sua rentabilidade e alcançar seus objetivos mais rapidamente!