InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

terça-feira, 15 de maio de 2012

Equilíbrio é tudo!


N
ormalmente, as pessoas fazem um juízo de valor no qual as pessoas com perfis mais conservadores são vistos como “medrosas” ou “fracas” e aquelas com perfil mais arrojado ou agressivo são vistas como “corajosas” ou “fortes”, o que pressupõe que estes perfis são melhores que aqueles, ou com mais predisposição ao sucesso. Vamos ver que isto não é propriamente verdadeiro.

Para a Educação Financeira, um dos mais importantes princípios, se não o mais importante, é o EQUILÍBRIO, que tanto defendemos aqui neste blog. O equilíbrio é importantíssimo para que, entre outras coisas, evitemos ser excessivamente precavidos, o que nos faz perder boas oportunidades na vida, mas também para evitar que sejamos irresponsáveis, assumindo riscos fora do normal e sofrendo perdas desnecessárias.

Um exemplo do excesso de risco que muitos correm está nesta reportagem do Estadão (clique aqui), que fala de investimentos em um tipo de ativo que se caracteriza como meramente especulativo, cujos investidores visam ganhar muito, e rapidamente. Assim, o tradicional banco americano JP Morgan tomou um enorme prejuízo, que com certeza afetou seus correntistas e seus acionistas. Eis aí um exemplo da necessidade de equilíbrio ao investir. Controlar a ganância é fundamental e é um exercício a praticar diariamente.

E como investir de forma equilibrada? Para de fato investir de forma equilibrada é preciso adotar algumas atitudes, a saber:


- Começar o mais cedo possível, para ter o tempo a seu favor;
- Conhecer o seu perfil de propensão ao risco;
- Definir estratégias e escolher seus investimentos com base no seu perfil;
- Estabelecer metas e objetivos factíveis;
- Assumir riscos sim, mas de forma ponderada, e;
- Definir quais recursos podem ser expostos a maiores níveis de risco e quais recursos precisam ser investidos sob baixo risco.


Uma vez adotadas estas medidas, o caminho rumo à independência financeira tenderá a ser muito mais estável e sua auto-confiança também crescerá, conduzindo-o a um círculo virtuoso de prosperidade, ainda que de vez em quando hajam percalços, o que é perfeitamente normal.

Até a próxima!