InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sábado, 28 de janeiro de 2012

A importância e o valor das coisas gratuitas

Falamos muito neste blog sobre questões como independência financeira, investimentos, orçamento, gastos e coisas ligadas a dinheiro. É normal, afinal, este é um blog de educação financeira, e estas coisas fazem parte da educação financeira, mas existem outras tantas coisas muito importantes, às quais, por ironia, também fazem parte da educação financeira, mas costuma-se dar pouca importância:
estamos falando das coisas gratuitas, aquelas que estão disponíveis para todos, tenham muito ou nenhum dinheiro.

Alguns poderão citar a famosa (e sábia) frase do economista Milton Friedman: "Não há almoço grátis". Só que há um grupo de coisas que realmente não nos custa nada, e aí vão bons exemplos de coisas gratuitas (ou quase) e valiosas: os bons sentimentos (amor, amizade, compaixão, etc...), um bom jantar ou almoço em casa com a família e os amigos, uma noite de diversão em casa com um bom filme no DVD, um passeio em um parque municipal ou jardim zoológico, ou uma outra distração, enfim, nem tudo que é bom e divertido precisa custar R$ 200,00 ou R$ 300,00. 

Entretanto, devemos nos conscientizar do real valor que as coisas gratuitas tem, para não nos tornarmos meros consumistas, gastadores inveterados, e por consequência, pessoas com níveis inferiores de inteligência financeira. Claro que economizar já é um bom motivo para darmos mais valor às coisas gratuitas, mas cuidado com a sovinice. Nem devemos desprezar o que é gratuito, achando que vale menos ou é pior, nem devemos abusar do que é gratuito para passar evitar gastar a qualquer custo. 

Na verdade, as coisas gratuitas servem para dar um importante suporte à nossa educação financeira, nos permitindo progredir sem perder a essência e mantendo. Isto requer EQUILÍBRIO, que sempre vai ser uma palavra de ordem na educação financeira: curto prazo x longo prazo; gastar x investir; gratuito x pago. Então, decida de forma equilibrada e parta para uma vida financeiramente mais feliz, o que será muito importante para sua felicidade de forma geral.

Até a próxima!