InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mercado de ações: estratégia é fundamental

Caros Amigos,

Li uma reportagem do Estadão (clique aqui), na qual especialistas apresentam uma perspectiva de muita instabilidade para o mercado de ações brasileiro para o ano de 2012, ou seja, quem investe ou quer começar a investir em ações precisará ter muito "sangue frio" e muita determinação como características comportamentais fundamentais.


Além das características fundamentais citadas acima, há outra, de ordem técnica, tão importante quanto, que é a capacidade de desenvolver estratégias que façam frente a este momento e possam trazer rentabilidade, mesmo neste momento complicado. Pensar estrategicamente, de forma bem resumida, é pensar e planejar em ações no curto prazo que possam gerar resultados no longo prazo, uma habilidade que será necessária nos próximos meses.

Entretanto, para poder pensar e desenvolver estratégias no mercado de ações, entra em cena a necessidade de conhecimento do mercado, aquilo que já defendemos aqui, a importância de estudar, procurar informações e tomar pé do que ocorre e do que é possível fazer. Por exemplo, existe uma possibilidade chamada aluguel de ações (citada na reportagem), que pouca gente conhece e que consiste em emprestar as ações para outro investidor, mediante uma taxa de aluguel. Uma estratégia que pode ser muito interessante para quem não vai vender as ações no curto prazo e pensa em termos fundamentalistas, ainda mais que continua recebendo os dividendos e os juros sobre capital próprio.

Desta forma, vejam que será perfeitamente possível obter resultados favoráveis mesmo em um cenário complicado como o que está sendo previsto para o mercado de ações em 2012.

Obrigado, pessoal!