InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sábado, 17 de dezembro de 2011

Deixe seu planejamento financeiro ainda melhor...

O planejamento, definido de forma bem simples é o conjunto de ações que prevemos que vamos realizar, para sair de uma determinada situação para outra situação, evidentemente melhor. Então, ao planejar nós pensamos no que deveremos fazer para alcançar a tal situação futura melhor e buscamos simular o que pode acontecer de positivo e de negativo durante o processo e se prosseguiremos ou precisaremos corrigir o rumo das ações.

No planejamento financeiro não é muito diferente.
Recomendamos sempre que o planejamento envolva toda a família, inclusive as crianças, para que elas cresçam com uma boa educação financeira, habituadas a planejar e a viver democraticamente, debatendo, apresentando opiniões e respeitando as demais, mesmo as contrárias, enfim, para que as crianças se constituam em bons cidadãos. Além disto, quando planejamos nossas finanças, queremos sair de uma situação financeira atual para outra mais favorável para toda a família, o que exigirá ações e esforços de todos na família, então, porque não aprimorar o processo de planejamento financeiro familiar?

Existe há algumas décadas um instrumento de planejamento que já foi muito utilizado por grandes empresas, chamado Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - que em português significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Então, faça um pequeno exercício junto com a sua família e responda quatro perguntas:

  1. Forças: De que nós dispomos (bons hábitos e competências) para melhorar nossa situação financeira?
  2. Fraquezas: De que nós sofremos (maus hábitos e deficiências) e pode piorar a situação financeira?
  3. Oportunidades: O que pode ser feito para melhorar nossas finanças? Existem oportunidades? Quais são essas oportunidades?
  4. Ameaças: O que pode vir a complicar nossas finanças? Quais são essas ameaças? Como nos prevenir? 
Não precisa se assustar com esta proposta, porque não vai precisar de muita coisa. Basta pensar durante alguns minutos e fazer uma breve reflexão a partir do que for identificado para cada um dos pontos citados acima e você terá um planejamento bem mais estruturado e com informações mais claras que o ajudarão a manter a determinação e superar os momentos difíceis.

Vale a pena ao menos experimentar!