InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

FGTS: seu aliado na luta pela casa própria

Um dos maiores sonhos de todos os brasileiros, se não o maior deles, é a aquisição da casa própria. Deixar de pagar aluguel é um benefício que embala o sono de milhões de pessoas todas as noites. Muitos economizam e planejam anos a fio em nome deste objetivo. E é muito bom que isto ocorra, porque ter objetivos claramente definidos é fundamental para o êxito financeiro (clique aqui).

A luta pela conquista do imóvel próprio tem um aliado importante: o bom e velho FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço),
criado em 1966, e que tem a função de proteger os trabalhadores brasileiros em algumas situações de desemprego, é representado por 8% de sua remuneração bruta. Os recursos também servem para auxílio em caso de determinadas enfermidades, e como sabemos, para aquisição da casa própria.

Entretanto, há um problema importante no FGTS, mas que nem de longe o invalida: a sua baixa rentabilidade. Os recursos são remunerados pela TR (Taxa Referencial) + 3% ao ano. Isto não chega a 3,5% anuais, ou seja, perde para a inflação (que hoje está em torno de 6%) e pior, perde e muito, para as taxas de juros cobradas para o financiamento imobiliário (que podem ser de mais de 9% anuais). Então, o ideal é ter como estratégia a amortização de seu financiamento a cada 2 anos (período mínimo), porque é mais vantajoso obter os descontos nos juros por pagar antecipadamente do que simplesmente acumular o FGTS. 

Até mais!!!!!