InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sábado, 13 de agosto de 2011

ETFs: mais uma possibilidade de investir em ações

Olá, pessoal!

Eu imagino que ao ler o título deste artigo, você possa ter se perguntado alguma coisa do tipo "esse cara é doido? O mercado de ações numa pior e ele vem me falar em mais possibilidades de investir de ações...", mas eu ressalto: não enlouqueci. Apenas estou trazendo uma questão que já queria abordar há algum tempo e como o mercado de ações é o assunto do momento (ou um dos mais importantes), achei que seria pertinente.

O que mais é destacado quando o assunto é bolsa de valores ou mercado de ações? O índice IBOVESPA, que reflete o desempenho de uma carteira teórica de ações, que representam cerca de 80% dos negócios. É um termômetro do humor do mercado e isto nós já falamos aqui no blog anteriormente. Este é o mesmo princípio que fundamenta os ETFs.

Por sua vez, os ETFs (Exchange Trade Funds) ou Fundos de Índices são, conforme definição da Bovespa (clique aqui), fundos cujas cotas são vendidas no mercado como se fossem ações, mas que são carteiras de diversas ações, ou seja, ao invés de comprar ações uma a uma, o investidor compra cotas de ETFs e adquirem indiretamente diversas ações de uma só vez.

Sendo assim, os investimentos em ETFs são uma possibilidade bastante interessante para compor sua estratégia de investimento em ações, ou de forma mais ampla, sua estratégia rumo à independência financeira, devido ao baixo valor inicial necessário e à diversificação dos investimentos.

Até mais, meus amigos!!!