InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sábado, 20 de agosto de 2011

É fácil enriquecer no Brasil?

Olá, Pessoal!

O Brasil é um país que sob diversos aspectos chama a atenção. Charles de Gaulle, presidente francês, chegou a dizer uma vez: "O Brasil é um país que não deve ser levado a sério". Diante de uma série de coisas que acontecem por aqui, fica mesmo difícil refutar esta afirmação, e agora vamos falar de uma delas, fundamental para o nosso processo de independência financeira: a ambiência.

Muitas publicações já nos apresentaram pesquisas mostrando que a ambiência no Brasil, para o empreendedorismo, passa longe do ideal. A exagerada burocracia e a asfixiante carga tributária, especialmente sobre o emprego, exigem competência extra dos nossos empresários, dificultando a sobrevivência das empresas. Transportando esta realidade para as famílias, mesmo desconhecendo a existência de pesquisas a respeito, concluo que o Brasil é um país no qual o processo de enriquecimento vai se tornando mais fácil a cada "degrau" superado.

O que há de errado nisto? O erro é que em países sérios, ao contrário do Brasil, enriquecer é gradativamente mais difícil a cada "degrau" superado. Isto garante uma melhor distribuição de renda, mas onde está o nosso problema? Nos impostos, que são cobrados em demasia nos produtos essenciais à sobrevivência digna, ou seja, que pesam muito mais nos orçamentos das famílias menos favorecidas. Sendo assim, a carga tributária brasileira, como já se sabe, é feita sob medida para os mais ricos.

Este, meus amigos, é mais um motivo para aprofundarmos nossos esforços para melhorar nossa educação financeira. Nosso país coloca obstáculos que só podem ser superados com muito esforço e conhecimento. A nossa proposta é que você invista nisto. Invista no seu futuro! 

Até mais, pessoal!!!!