InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bolsa de Valores: Não perca o sono, nem mesmo durante a crise!

Olá, Amigos!

Uma "segunda onda" da crise econômica iniciada em 2008 está produzindo resultados nefastos nas economias de diversas potências econômicas, com óbvio destaque para a maior delas: os Estados Unidos, que nesta semana perderam seu status de segurança absoluta em relação à adimplência dos títulos de sua dívida pública.


Esta situação se reflete em todos os mercados de ações mundo afora. Ontem, o Ibovespa apresentou queda de 8,08%, chegando a 9,7% nos momentos mais críticos. O que isto significa? Que há muito mais vendedores do que compradores atuando no mercado, o que pressiona os preços para baixo. Além disto, evidencia-se um "efeito manada" guiado exclusivamente pelo pânico, pelo lado emocional, sobre o qual já comentamos neste blog anteriormente (clique aqui).

Particularmente, acredito que este é um momento fantástico para compra, considerando que a queda dos preços das ações pouco ou nada tem a ver com os fundamentos das nossas empresas e que mais à frente deverá haver uma recuperação, premiando quem teve paciência e equilíbrio emocional de investir na hora certa: esta. Entretanto, para tal é preciso que o investidor já tenha feito testes de perfil, para entender qual é a melhor combinação de investimentos, afinal investir não deve tirar o sono de ninguém! 

Para quem está com dinheiro investido em ações, sugiro aguardar e evitar a realização de prejuízos, entendendo que no capitalismo as crises sempre ocorrerão. Esta não é a primeira e com certeza não será a última.

Até a próxima, pessoal!