InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

domingo, 17 de julho de 2011

Cássia D´Aquino: uma proposta diferente de educação financeira

Olá, Meus Amigos!

Hoje eu estava lendo a revista Você S/A, edição 157 (Julho/2011) e me chamou a atenção uma reportagem sobre a educadora financeira mineira Cássia D´Aquino. Ela tem uma forma de educar financeiramente que não é tão ortodoxa, e por isto mesmo, considero interessante, já que não se amarra a padrões pré-estabelecidos e avalia as situações que chegam a ela individualmente, considerando aspectos que normalmente não são pensados na educação financeira.

A maioria dos educadores financeiros defende que o orçamento doméstico não ultrapasse 90% ou 95% da renda familiar, mas nem sempre isto é possível, seja porque estamos falando com um executivo que é solteiro, sem filhos e portanto, teria a possibilidade de economizar percentuais ainda maiores, seja porque não é possível mesmo e Cássia D´Aquino ressalta que qualquer economia é válida (nós também já defendemos isto) e que só faz sentido poupar com objetivos claramente definidos (também já tratamos disto aqui).

Além disto, por sua formação acadêmica, ela incorpora ao seu trabalho elementos que normalmente não são vistos na educação financeira, e que são fundamentais para o êxito de qualquer planejamento financeiro. Cássia D´Aquino procura entender as questões comportamentais que envolvem as decisões financeiras das pessoas (assim como Adriano Duarte, que também é autor deste blog) e propõe soluções, por assim dizer, customizadas.

Sendo assim, fica claro que a forma com que o planejamento financeiro familiar foi tratado (contas, planilhas e calculadora) é apenas uma parte (importante) do que precisa ser feito para se transformar em algo maior: a educação financeira.

Abraços a todos e até a próxima!