InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os oráculos da bolsa

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos continuar falando de bolsa de valores, que insisto, é um excelente caminho para que alcancemos a nossa independência financeira. O que chamou minha atenção desta vez, foi este texto (clique aqui), falando que a rede social Twitter pode prever o movimento da bolsa. Você agora deve estar pensando algo assim: "Peraí! O Twitter pode prever o movimento da bolsa? Manda ele me dar os 6 números da próxima Mega Sena!" E é o que eu também penso disso.

A verdade é que, a maioria das pessoas encara a bolsa de valores assim como encara loterias e cassinos: como um jogo de sorte e azar, o que não corresponde à realidade do mercado de ações, que por sua vez também está distante de ser algo absolutamente exato. E diante disto, as pessoas do século XXI muitas vezes tem uma atitude típica de civilizações antigas, que é a de recorrer aos oráculos, ou seja, pessoas e lugares que teriam a capacidade de se conectar com deuses, distribuindo sabedoria e previsões. Assim, o Twitter acabou virando mais um oráculo, ainda que a reportagem apresente elementos que demonstram haver um nível de correlação entre as informações obtidas pelo Twitter e a movimentação da bolsa.

Pessoal, ninguém precisa de oráculo para vencer na bolsa. Precisamos sim de boas estratégias e informação (inclusive a que vem do Twitter dos especialistas), conhecimento sobre análise gráfica e análise fundamentalista, além de entender sobre as ações em que vamos investir. Com isto, vamos ganhar sempre? Claro que não, mas vamos ganhar na maioria das vezes e acredito que será suficiente.

Até a próxima e um forte abraço!