InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sábado, 14 de maio de 2011

A importância dos objetivos para a independência financeira

Olá, amigos!

O processo de evolução financeira requer a definição de objetivos claros e específicos, começando por objetivos mais simples e que deverão ser alcançados em prazos mais curtos, evoluindo para objetivos mais complexos no longo prazo.

Esta é a lógica tanto para iniciar o processo de acúmulo financeiro, ou seja, para a expansão dos recursos, quanto para a manutenção dessa mesma riqueza. Um bom exemplo disto, está neste artigo (clique aqui), sobre as ambições do empresário brasileiro Eike Batista.

Vendo o artigo, identificamos que há um objetivo de longo prazo, bastante claro: ser o homem mais rico do mundo. Além disto, há a determinação para tal: "Não sei se vou passá-lo pela direita ou pela esquerda, mas vou passar". E por fim, mais que as palavras, há o empenho dele, quando adota uma prática de diversificação dos investimentos, e há estratégia também, com altos riscos (que às vezes, precisam ser assumidos), já que boa parte dos investimentos do Eike ainda são em prospecções de minerais, ou seja, promessas.

Este então, é um excelente exemplo a ser seguido. Não que nós todos tenhamos que aspirar ser o homem ou mulher mais rico ou rica do mundo, mas todos temos que ter objetivos, pois só assim, evoluiremos de fato, em qualquer área da vida. E na educação financeira, o aspecto comportamental (atitudes e palavras) pesa tanto quanto o aspecto financeiro (investimentos e orçamentos).

Abraços a todos e até a próxima,