InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gastador ou Pão-Duro? Quem você é?

Olá, Caros Leitores!

Hoje vamos conversar sobre um aspecto que influencia decisivamente na administração do orçamento doméstico: o perfil de consumo. Costumamos definir o comportamento financeiro das pessoas a partir de perfis. Todos já ouvimos falar coisas como: "Fulano é pão-duro. Passa aperto só para não gastar" ou "Cicrano é um gastador, não fica um centavo na mão dele".

Na verdade, são poucas as pessoas que apresentam comportamentos imutáveis, que possam ser classificados de alguma maneira. Na minha modesta opinião, inclusive, as pessoas que apresentam esses comportamentos sofrem de oniomania (clique aqui) ou de outras formas de comportamento inadequadas, pela incapacidade de ajustar suas finanças e de controlar seus impulsos.

O que vejo na maioria das pessoas que conheço, ao menos em princípio, é que possuem a capacidade de compreender quando podem gastar mais e quando precisam gastar menos, ou seja, elas não são nem "pão-duras", nem "gastadoras". Estes "estados" não são definitivos, são transitórios e ajustados à cada situação.

Um bom exemplo disto está nesta reportagem do Infomoney (clique aqui), que mostra como as mulheres naturalmente modificam suas prioridades de consumo a partir da maternidade e mais, influenciam seus filhos a partir disto.  

Até a próxima e um abraço a todos!