InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

terça-feira, 24 de maio de 2011

Controle a irracionalidade e comece a ganhar dinheiro!

Boa noite, Caros!

Hoje vamos voltar à questão da importância da racionalidade em relação às finanças, mais precisamente, em relação a investimentos em bolsa. Conforme já vimos antes, o comportamento humano não é totalmente racional, e essa parcela de irracionalidade é que nos leva a ter atitudes e pensamentos inadequados à nossa proposta de independência financeira. Mas de onde vem tudo isso?

Existe um ramo da economia chamado Economia Comportamental, e este artigo (clique aqui) fala sobre isso, e mais, dá exemplos claros e bem fundamentados de como os mecanismos de irracionalidade agem sobre decisões que deveriam ser exclusivamente racionais.

Entretanto, são citadas também maneiras de administrar essa irracionalidade, diminuindo seu poder sobre a capacidade decisória das pessoas, e é impressionante como poderíamos dizer que até certo ponto é simples conter nossos impulsos mais irracionais em termos de finanças. A arma mais importante, para mim, ainda é o PLANEJAMENTO. Essa palavra é fundamental como antídoto para coisas como: mudar a carteira de investimentos a cada impulso válido ou não e para as compras indiscriminadas, sejam de ações, sejam de quaisquer produtos.

Enfim, novamente ressaltamos a importância de controlar a irracionalidade por que esse é um ponto chave para que a independência financeira comece a acontecer.

Até a próxima,