InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

domingo, 24 de abril de 2011

Oniomania: conhecer para combater

Amigos,

No nosso artigo anterior, falamos de racionalidade nas finanças, quando citei uma entrevista com Jurandir Sell Macedo Jr, observando que a despeito do que foi considerado durante muito tempo, não somos totalmente racionais quando o assunto é dinheiro. Falamos também sobre o ramo de Finanças Comportamentais, que é uma combinaçao da Psicologia com a Economia e tem nos fornecido boas explicações para o nosso comportamento. 

Dentro das questões comportamentais que interferem nas finanças, talvez a mais conhecida seja a oniomania, que é o consumo compulsivo (clique aqui), que exige cuidados, exige tratamento psicológico, pois tem origem em frustrações e outros elementos depressivos. O consumo compulsivo gera uma série de constrangimentos e prejuízos, ainda mais quando não é compreendida adequadamente ou tratada apenas como "folclore".

Uma pessoa ou uma família que tem alguém com oniomania jamais prosperará financeiramente, pois terá grandes dívidas em cartões de crédito, cheques especiais e outras formas de empréstimo e tudo isso porque compra sem planejamento e depois se arrepende, tal qual um usuário de drogas. Junte-se a oniomania à falta de educação financeira que o brasileiro médio apresenta e o estrago estará feito.

Então, meus amigos, se você tem alguém assim na sua família, verifique a possibilidade de tratamento psicológico, pois precisamos mesmo combater a oniomania.

Abraço e até a próxima.