InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Passos para ficar milionário????????

Hoje eu li algo interessante no site Terra (clique aqui): um especial trazendo 15 dicas de economistas para se tornar milionário. Estas dicas estão apresentadas como "passos para ficar milionário". Particularmente, não gosto desta definição, porque fica parecendo com mais uma daquelas "fórmulas mágicas", típicas de obras com nomes tais como "Fique rico em 15 dias" ou "Fique rico sem se esforçar" e coisas parecidas.

Eu denominaria estas dicas como "hábitos e atitudes para ficar milionário", afinal a idéia de "passos" faz o processo de enriquecimento parecer meramente sequencial, um passo após o outro, quando na verdade, as boas práticas devem ser executadas constantemente e simultaneamente, senão vejamos: o primeiro "passo" fala em organização, algo que precisa ser reforçado a vida inteira, um processo que nunca termina e que é fundamental para o alcance e também para a manutenção da independência financeira.

Ao mesmo tempo em que o candidato a milionário se organiza, ele pratica outros 5 "passos", no caso: orçamento, economia diária (a dica proposta fala em R$ 10,00 diários), corte de gastos, busca por remunerações extras e investimentos. Estes 6 "passos", sobre os quais comentamos, juntos, são o processo de independência financeira! Do contrário, se o candidato a milionário organiza-se hoje e para de se organizar logo depois, quando começa a cortar gastos e obter receitas extras, ele voltará à "estaca zero" em pouco tempo.

Os outros 9 passos do especial são explicações a respeito de aplicações financeiras, o que é, claro, muito importante, pois são as formas de investimentos que provavelmente atraem mais pessoas, e que ainda suscitam muitas dúvidas.

É importante que os grandes portais da internet dediquem algum espaço para tratar de educação financeira e é importante também que os internautas, ao ler um artigo deste tipo, abstraiam os chavões (do tipo "passos para ficar milionário") e outros "penduricalhos", que terminam por distorcer a realidade e algumas vezes, escondem a essência e o que deve ser compreendido. Neste caso a essência é: o processo de independência financeira é contínuo, sem fim, e formado por etapas simultâneas.

Até a próxima,