InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação Financeira nas empresas: por que investir nisso?

Fuçando no twitter (o meu é @_marceloaf e o do Adriano é @opatrocinador) os perfis que sigo, encontrei este link, que é da Nova Visão Investimentos, e fala de uma palestra in company, ou seja, uma empresa os contratou para falar a seus colaboradores sobre Educação Financeira e sua importância. Esta é uma iniciativa louvável e que é de responsabilidade social (de verdade, não só marketing pra "inglês ver").

A grande preocupação das empresas em ter seus colaboradores financeiramente saudáveis, é primordialmente a produtividade. Ninguém consegue produzir em todo o seu potencial quando a cabeça está "a mil", pensando em soluções para pagar o cheque especial, diminuir as dívidas do cartão de crédito, evitar que tomem o carro, o apartamento, que o nome vá parar no SPC, SERASA, CADIN e outras restrições ao crédito. Então, melhor investir e fornecer este tipo de oportunidade de aprendizado (que apesar da prioridade dos resultados da empresa, tem também um caráter social), do que ter colaboradores estressados porque não tem controle de seu orçamento, de suas contas e que podem em alguns casos, tentar uma forma de demissão que lhes dê acesso ao FGTS, para quitar as dívidas.

Se você olhar o primeiro post deste blog, que traz uma entrevista que concedemos, na qual falamos sobre isto também, ou seja, este tipo de investimento por parte das empresas trata-se de uma tendência que, esperamos, avance até se tornar irreversível.

Até a próxima.