InícioBlogEventosVídeosOs autoresContatoRecomendamos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Educação Financeira Infantil: quando começar?

Acabo de ler um texto, (Clique Aqui) que aborda uma questão muito importante quando o assunto é Educação Financeira: quando começar a ensinar as crianças a lidar com o dinheiro?

A resposta está lá: por volta dos 4 ou 5 anos de idade, uma idade na qual já é possível começar a apresentar algumas noções de planejamento, explicar as nossas restrições orçamentárias e principalmente, orientar a busca pelo dinheiro, evitando que sejam formados adultos para os quais vale a pena fazer absolutamente qualquer coisa para conseguir dinheiro.

E complementando o texto daquele link com algo que já li há algum tempo, é importante que antes desta idade, quando a criança quiser comprar algo (e você acha que deve dar naquele momento), por exemplo, um doce, é importante entregar a quantia exata (já que estamos falando de crianças com idade por volta dos 3 anos) nas mãos da criança e conduzi-la até o caixa ou a quem recebe o pagamento, para mostrar que a aquisição de um bem requer dinheiro em troca, e assim iniciar o processo de Educação Financeira.

Entretanto, o mais importante de tudo é que a Educação Financeira envolve valores e aspectos de formação de cidadãos extremamente importantes para nossa vida em sociedade, e que ainda precisam ser incorporados por muitos dos que deveriam educar. Esta conscientização é um dos objetivos deste blog, que é parte de um projeto (ainda em desenvolvimento) de Educação Financeira, que conta com suas observações e sugestões.

Forte abraço a todos e até a próxima,